Um certo tipo de forasteiro
Dos diversos arquétipos que permeiam o cinema faroeste, talvez a figura do forasteiro seja a mais explorada. Fernando Simão Vugman vai chamá-lo de westerner, um mediador entre a natureza e a cultura; um homem que adentra no seio da comunidade para organizá-la, ainda que esteja sempre em conflito com os códigos e as regras da civilização. Um dos melhores exemplos desse tipo é o Wyatt Earp interpretado por Henry Fonda em Paixão dos Fortes (1946) – outro filme de John Ford que trago à baila neste espaço.
Quando o vemos pela primeira vez, manejando uma boiada aos pés do Monument Valley, Wyatt Earp encontra-se um tanto quanto empoeirado e barbudo. Ele troca algumas palavras com os Clantons, ação registrada por um plano levemente inclinado que enquadra o rosto do vaqueiro – o qual, descobriremos mais tarde, abandonou o posto de xerife em Dodge City para se dedicar aos negócios da família.
Ainda não sabemos tudo – nunca vamos saber tudo, aliás –, mas o importante a ser destacado é que a câmera e o corpo do intérprete tratam de sublinhar logo de início a vontade do homem em escapar o quanto antes dos problemas que se avistam.
Ironicamente, melhor dizendo, severamente o universo prega uma peça trágica quando o forasteiro decide visitar a cidade mais próxima para fazer a barba – (just) shave, ele insiste. Wyatt Earp se vê obrigado a retornar para o mundo que escolheu abandonar somente para ter o direito de puxar o gatilho na sua busca por vingança, a qual se transveste de justiça a partir do momento em que ele pendura o distintivo de xerife de Tombstone no peito.
O herói, agora, com a barba feita e bem vestido, transita serenamente na sociedade. Ele aguarda paciente pela primeira oportunidade de concluir a missão que o colocou novamente em contato com códigos e regras outrora rejeitados.
Nesse meio tempo, entretanto, Wyatt Earp será afetado de maneira intensa por uma amizade, um desafeto e uma paixão. Quando finalmente puxa o gatilho e cumpre com o que deveria ser feito, ele se despede da civilização e segue o caminho que havia optado.
Nada pode impedir a evolução natural das coisas. Muito menos as convenções sociais, por mais sedutoras que elas sejam. Enfim, apesar de balançado, Wyatt Earp vai embora – e a sua barba parece voltar a crescer.







O bigode meu caro, o bigode é infalível.
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